35 CTG – história e preservação das tradições

Por Escritora Iolanda Wilhelm      29/07/2022 10:13:53    
Buenas!

Piazada, hoje vamos falar sobre um CTG muito querido e de grande importância para a história do nosso Pago: o 35 CTG.

O Cícero estava arrumando os seus encartes de Fatos e Gauchices do Clube quando o Guri apareceu de “supetão” com a Gauchice sobre o 35 CTG na boca! Tchê, o piá ficou com o coração disparado e logo a pegou de volta - antes que desse tempo do Guri correr e começar a brincadeira de pega-pega.

Com ela em mãos, começou a relembrar essa baita história e resolveu compartilhar com a gurizada por aqui!


 


Barbaridade!
Tchê, o Cícero quer te contar ainda algumas curiosidades que apareceram nesse Fato e Gauchices. Espia só:

 


Ala pucha, Tche!

Além disso, campeamos mais algumas curiosidades pela internet e, desse modo, o pessoal do Clube acabou encontrando um artigo bem interessante - disponível no portal do MTG-MT e no Blog Cantinho Gaúcho -, que conta um pouco mais sobre essa baita história e outros fatos de cair os butiá do bolso e que usuraremos como fonte para a nossa prosa. Então, te aprochega!

 
  • - AS PRIMEIRAS REUNIÕES E A FAMÍLIA SIMCH
Segundo o artigo, a maioria dos encontros aconteceu aos sábados à tarde, geralmente na casa de Cyro. Isto pelo fato de Paixão Cortes viajar com frequência.

 

 
  • - INCLUSÃO DOS ESCOTEIROS DA PATRULHA DO QUERO-QUERO
Ainda conforme o artigo, Barbosa Lessa buscou articular uma reunião com o Grupo dos Escoteiros da Patrulha do Quero-quero que liderado por Hélio José Moro para a união de ideias.

 

 
  • - AS MULHERES NO MOVIMENTO
Seguindo com informações do artigo, as primeiras mulheres a participarem do movimento foram as irmãs Ludmilla e Marília Zarrans. Tal fato ocorreu antes mesmo da criação da Invernada de Prendas do "35".

 



Gostou dessas curiosidades e quer saber mais?! Acessa o portal do MTG-MT aqui e o Blog Cantinho Gaúcho aqui!

Vivente, assina o Clube da Gurizadinha para receber todos os meses muita leitura, aprendizado sobre o nosso Estado e diversão. 




 

Fontes de pesquisa:
- Gauchices do Clube;
- PORTAL MTG-MT. Artigo: O PRIMEIRO CTG (Centro de Tradições Gauchas). IMPRENSA - CHARLA CULTURAL. Disponível em:
https://www.mtgmt.com.br/charla-cultural/o-primeiro-ctg-centro-de-tradicoes-gauchas-200 Apud Projeto Memória 35 CTG. Gleicimary Borges da Silva - 1ª Prenda Juvenil da 1ª Região Tradicionalista. Revisão: Ivo Benfatto - Patrão do 35 CTG. Maio/1998. Disponível em: https://cantinhogaucho.blogspot.com/2012/04/projeto-memoria-35-ctg.html

2024 Copy - ESCRITORA IOLANDA WILHELM E CLUBE DA GURIZADINHA - Todos os Direitos Reservados

Plataforma para clubes: Plataforma para Clube de Assinaturas